Como identificar e combater o preconceito, a violência e a covardia entre alunos. Aquele aluno gordinho ou muito magro, alto ou baixo demais, tímido, nerd, frágil ou qualquer outro que fuja do padrão estético ou comportamental imposto por um determinado grupo, costuma ser alvo de violência escolar.
Os agressores não perdoam. Eles humilham, maltratam e intimidam seus colegas na sala de aula, no recreio e até do lado de fora dos muros da escola, transformando a vida de muitos estudantes num verdadeiro tormento. De origem inglesa, a palavra BULLYING corresponde a um conjunto de atitudes de violência física/ou psicológica que ocorrem nas instituições de ensino. Crianças e jovens vítimas de bullying, na maioria das vezes, sofrem caladas frente ao comportamento de seus ofensores.
As consequências podem ser desastrosas, desde repetência e evasão escolar até isolamento, depressão e, em casos extremos, suicídio e homicídio. No mais recente livro da Dra. Ana Beatrz Barbos Silva, publicado pela editora FONTANAR, ela traz informações necessárias aos pais, professores, alunos e profissionais de diversas áreas para combater este mal que não deve mais ser tolerado pela sociedade. Ana Beatriz Barbosa Silva, é também autora dos livros Mentes Perigosa e Mentes Inquietas (T S).
Nenhum comentário:
Postar um comentário